A Pergunta

31 maio

A pergunta que originou minha participação nesse espaço é simples: Como podem as novas tecnologias de  informação  e comunicação serem utilizadas na criação de uma sociedade mais justa?

Dessa pergunta fundamental surgem diversas outras como: Quais as possibilidades abertas pelas novas TIC para o conjunto, e para cada um, dos movimentos de transformação da sociedade? Qual o uso que esses movimentos têm feito destas tecnologias, e quais as ferramentas práticas e pedagógicas para aprofundar e diversificar esse uso?

Que as discussões abertas pelo advento, e modificações causadas por este, das novas tecnologias estão apenas começando não há dúvida, a questão que coloco é, em que medida o foco nas possibilidades abertas para a transição desta sociedade individualista e competitiva, para uma mais solidária e colaborativa, não está enevoado pela enorme confusão teórica ainda presente nas própria definições do fenômeno?.

Sugestões, comentários, análises e links relacionados com este viés serão muito bem vindos.

Meu nome é Guilherme, e eu sinceramente acredito que as novas tecnologias não inauguram o pós-moderno ou pós-humano, mas que apenas abrem a possibilidade de, pela primeira vez, se efetivar o próprio humano para todos.

obs: Até agora esse blog tem se revelado uma parceria como a do Einstein com o Infeld em um livro (no caso o Tunico sendo o primeiro, e eu o segundo), e que funcionou basicamente assim: o Infeld escreveu o livro e o Einstein apenas assinou. Esse post vem para começar a modificar esse panorama.

Guilherme, 31 de Maio de 2010.

Anúncios

2 Respostas to “A Pergunta”

  1. Smeg 31/05/2010 às 20:51 #

    Guilherme Flynn,

    Sugiro os seguintes links:
    http://www.change.org/
    http://www.brasilianas.org/

    São dois sítios, apoiados no tal conceito que não entendo bem de mídia social, que visam ser uma plataforma para debater idéias e criar propostas para um mundo mais justo, lindo, legal, etc. O primeiro é de um pessoal meio próximo do Obama, sei que o tal não está em alta, mas o portal está muito bom. Acho inclusive que deve dar para entrar em contato com eles e pegar o fonte do site para criar um similar no Brasil, olha que idéia legal. O segundo sítio é comandado pelo Luis Nassif, dispensando apresentação.

  2. Babi 01/06/2010 às 23:42 #

    Viu que saiu um livro sobre ativismo digital? Dei uma olhada por cima e pareceu interessante. Tá pra download – http://meta-activism.org/book/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: