Nosso pessoal

17 jun

Quem encontrar o Alex e o Daniel nesta foto ganha uma caixa de picolés de limão.

Vocês podem não acreditar, mas Guilherme e Tunico integram uma rede de amigos, colegas e conhecidos que já produziu alguns trabalhos interessantes. Vejam, nem tudo é texto em blog! Temos alguns mestrados concluídos e, muito em breve, alguns doutorados. Achei que seria interessante divulgar nossa produção aos ilustres leitores do “Cumachama – Entre sem bater!” Como irão notar, as obras citadas são de autoria de um grupo de pessoas que ingressou no curso de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo nos anos de 1997 e 1998. Vamos a elas.

Alexandre Paulino Vega (nosso querido Alex) – Antropólogo – turma de 1997

Mestrado: “Estilo e marcadores sociais da diferença em contexto urbano: uma análise da desconstrução de diferenças entre jovens em São Paulo”

Palavras-chave:

  • Diferença e desiguladade
  • Estilo
  • Heteronormatividade
  • Marcadores sociais da diferença e sexualidade

Resumo:

Neste trabalho é apresentada uma etnografia sobre jovens freqüentadores da Rua Augusta e adjacências na cidade de São Paulo. São analisadas as negociações desses jovens em relação à freqüência de lugares comuns por jovens de estilos diferentes. A maneira como as diferenças são transformadas em desigualdade através do uso de marcadores sociais da diferença é analisada tendo como base uma bibliografia sobre sexualidade, papel de gênero, heteronormatividade e estilo. Será apresentado o campo onde foi feita a pesquisa e contingências da observação participante em um ambiente de flerte. Em seguida são comentadas as perspectivas teóricas utilizadas na análise dos dados obtidos em campo. Também será apresentada a descrição das pessoas que freqüentavam os locais descritos durante o decorrer da observação e por fim são feitas considerações finais sobre os tópicos presentes nos capítulos anteriores.

Link para o texto completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-23112009-151601/

Antonio Gracias Vieira Filho (o Tunico) – Antropólogo – turma de 1998

Mestrado: “Domingo na igreja, sexta-feira no terreiro: as disputas simbólicas entre Igreja Universal do Reino de Deus e Umbanda”

Palavras-chave:

  • Conflito religioso
  • Magia
  • Religião

Resumo:

Este trabalho pretende investigar algumas das relações que se estabelecem, no campo religioso brasileiro, entre umbanda e Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Para além do discurso demonizador neopentecostal, que classifica as religiões afrobrasileiras como “coisa do diabo”, acredito haver diversas trocas simbólicas entre essas denominações que, a princípio, parecem tão distantes. A etnografia estará estruturada de forma a mostrar, inicialmente, o funcionamento interno desses dois sistemas religiosos – atentando para suas cosmologias e estruturas rituais. Em seguida, será abordado o intenso intercâmbio simbólico que se estabelece entre eles. Será dedicada especial atenção a determinados símbolos que são fundamentais para compreender o relacionamento dessas religiões: os exus e as pombagiras são os melhores exemplos. Finalmente, serão discutidas questões que poderiam ser consideradas mais “espinhosas” no que diz respeito ao relacionamento entre umbanda e IURD: notadamente, as polêmicas sobre a intolerância e o preconceito no campo religioso brasileiro.

Link para o texto completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-03092007-133410/

Inicialmente, citei esses dois trabalhos pelo fato de possuírem suas versões completas à disposição dos leitores, no banco de teses da Universidade de São Paulo (www.teses.usp.br). No entanto, outros amigos nossos também já possuem uma produção acadêmica bastante interessante. Vejamos dois casos:

Daniel Pereira Andrade (o famoso DPA) – Sociólogo – turma de 1997

Publicou um livro a partir de sua dissertação de mestrado: “Nietzsche – a experiência de si como transgressão (loucura e normalidade)”. São Paulo, Annablume, 2007.

Na página do Daniel, na Plataforma Lattes de currículos acadêmicos, você encontra links para vários artigos completos já publicados por nosso ilustre sociólogo: http://lattes.cnpq.br/6190661315295358

Rodrigo Linhares (Rodrigããããooooo!) – Defendeu o mestrado junto à Faculdade de Geografia da USP, mas o considero um Sociólogo (com maiúscula mesmo) – turma de 1998

Título de sua dissertação de mestrado, defendida em 2008: “Da Festa da Representação à Representação da Festa: apontamentos sobre a transformação do tempo-espaço carnavalesco”.

O Rodrigo também publicou um artigo na “Histórica – Revista Eletrônica do Arquivo do Estado”, edição número 40, de fevereiro de 2010. O título é o seguinte: “Centralidades do carnaval paulistano: formação, explosão e negação”. Link para o texto completo: http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao40/materia03/

Agora, só falta o mestrado de um grande amigo nosso. Vamos torcer muito por aqui e esperamos poder atualizar a lista em 2013!

Tunico.

Anúncios

4 Respostas to “Nosso pessoal”

  1. Gui 17/06/2010 às 16:28 #

    O Scielo é o limite!

  2. Smeg 19/06/2010 às 18:24 #

    E todas as maldidades e atrocidades que cometeram contra o proprio corpo e contra outras, cadê essa biográfia, cadê?

    • Tonico 21/06/2010 às 0:08 #

      Smeg,

      Estávamos trabalhando nisso. Mas ficamos com medo de possíveis processos judiciais reações adversas do público e adiamos esse projeto. Quem sabe daqui a alguns anos publiquemos essas memórias… Em versão ilustrada!

      Abraço,
      Tonico.

  3. Alex 21/06/2010 às 14:50 #

    Tonico,
    nego. Tenho certeza absoluto de que o que não é mentira é invenção! Não lembro de ter dito nem escrito nada disso acima. Aliás, nem tenho certeza de estar escrevendo aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: